Após fazer uma revisão mais geral do seu texto, é hora de focar nas cenas individualmente. Há basicamente três tipos de atitudes que você pode ter com cada cena: consertar, apagar, ou deixar como está. – Se a estrutura da cena funciona você não mexe mais com ela (com relação …
Leia maisMonthly Archives: agosto 2014
Examinando a Estrutura da História
O livro Writing Fiction for Dummies classifica 3 níveis em que você precisa revisar seu romance, com relação ao enredo: sua storyline, a estrutura de três atos e sua lista de cenas. Vamos discutir cada uma com mais detalhes. Storyline Storyline é um resumo do seu livro em uma única …
Leia maisCenas
A cena é a unidade fundamental do romance – os tijolos com os quais você vai construir sua história. Cada cena acontece em um único lugar e em um único espaço de tempo. É aconselhável que também tenha foco em um único personagem; geralmente o personagem POV, mas não necessariamente. …
Leia maisFinais – Ato 3
Um final fraco pode arruinar um livro maravilhoso. Um final forte pode redimir um livro medíocre. Por isso é necessário levar o final do seu livro bem a sério. “Seu primeiro capítulo vende seu livro. Seu último capítulo vende o próximo” – Mickey Spillane Um grande final faz principalmente duas …
Leia mais3 Diferenças entre Contos e Romances
Escrever contos é diferente de escrever romances. Muitos autores ficam nervosos ao escrever contos, porque eles não tem certeza de como eles diferem dos romances. Como todas as formas, contos têm suas próprias regras únicas. No entanto, as regras para escrevê-los não são difíceis de dominar. Aqui estão três diferenças …
Leia maisAnalisando seus Personagens
Depois de terminar o primeiro rascunho da sua história começa o trabalho de revisão. Como os personagens são um elemento tão importante, uma boa ideia é começar por eles. Uma dica bem legal do livro Writing Fiction for Dummies é desenvolver, durante o processo de escrita do primeiro rascunho, uma …
Leia maisEnergizando o Meio da sua História – Ato 2
Mesmo seguindo as dicas para construir um bom segundo ato, você pode sentir que ele está meio letárgico. Aqui vão algumas dicas para melhorá-lo. – Analisando os desastres. Pergunte-se o que o personagem vai perder se ele não completar seu objetivo. A menos que seja uma grande perda, seja física …
Leia maisTenho uma ideia! E agora?
Então você já tem uma ideia para o seu romance (ou conto). Precisa fazer algo antes de escrevê-la? Pode ser uma boa você lapidar um pouco a ideia antes de colocá-la no papel. Faça essas perguntas para você mesmo e veja como sua ideia pode melhorar ainda mais. 1 – …
Leia maisCriando o Meio da História – Ato 2
Após examinarmos mais de perto o Ato 1, vamos agora ver como construir o segundo Ato. O Ato 2 tem a função de aumentar a tensão, manter o leitor preocupado e encaminhá-lo para o Ato 3. James Scott Bell, no livro Write Great Fiction – Plot & Structure, cita alguns …
Leia maisTendo Ideias – parte 4
Linha de Abertura Dean Koontz escreveu The Voice of the Night após uma linha de abertura que ele escreveu para matar o tempo “Voê já matou alguma coisa?”. Depois disso ele inventou que o personagem a dizer isso seria um menino de quatorze anos e escreveu duas páginas de diálogo. …
Leia mais