Randy Ingermanson e Peter Economy listaram o principal motivos pelo qual as editoras rejeitam os livros.
Vale a pena dar uma olhada e aumentar suas chances de não cair em nenhum desses problemas.
1 – A categoria está errada
As vezes o escritor simplesmente não fez seu trabalho de pesquisa direito e enviou o romance para uma editora que não publica esse tipo de livro. É bom sempre verificar se a empresa pública o gênero que você escreve antes de enviar.
2 – Erros gramaticais ou escrita confusa
Isso não vale só para o livro, mas para sua carta de apresentação, ou correspondência em geral, trocada com a editora. Sua habilidade de escrita é essencial para um bom livro, e se os editores acharem que ela é fraca, eles nem terminarão de ler seu livro para saber se sua história é boa.
3 – O leitor alvo não foi bem definido
Não adianta tentar escrever para todo mundo. Você precisa definir qual é sua audiência, e deixar claro para a editora que você a conhece.
4 – O mundo da sua história é entediante
Se o mundo onde sua história se passa for entediante, seus personagens também serão, bem como sua história. Crie um mundo vívido, no qual seus leitores queiram entrar por algumas horas.
5 – Sua storyline é fraca
A primeira coisa que os editores vão ler é aquele resuminho de uma frase, e se ele não for interessante, muitos nem vão pegar o livro. Para muitos editores uma boa storyline diferencia escritores profissionais dos amadores.
6 – Os personagens não são únicos e interessantes
Os editores querem personagens únicos e fascinantes. Ninguém vai pagar para gastar seu tempo com pessoas chatas. Tenha certeza que seus personagens são tridimensionais e consistentes.
7 – O autor não tem uma voz forte
O voz é o que quão única e interessante é sua escrita. A voz literária é algo que os escritores, em geral, tem que descobrir sozinhos. Dificilmente encontrará manuais explicando. O importante é escrever o máximo que pode para encontrar sua voz, e não tentar imitar outros escritores.
8 – O enredo é previsível
Geralmente isso acontece pois seu livro segue a mesma linha de vários livro, filmes, ou programas de TV. Personagens fracos também aumentam o problema, pois você pode manipulá-los ao seu bel prazer.
9 – O tema é autoritário
Quase ninguém gosta de sermão no livro que está lendo. Tenha certeza que o seu não está tentando impor sua ideia para os leitores. Não significa que você não possa dizer algo, mas seja sutil.
10 – O livro falha em dar uma experiência emocional poderosa
Em geral a forma mais fácil de emocionar o leitor é emocionando o personagem POV e convencendo o leitor que, temporariamente, ele é aquele personagem. Sempre coloque desafios grandes para o personagem, intimamente ligados com seus objetivos, e mostre o máximo possível, ao invés de contar, nos momentos emocionantes.
Tags publicação
Check Also
Estrutura de um conto
Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …