Parece tão simples, mas escrever rascunhos pode ser tão difícil quanto concluir um livro. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a completar essa tarefa!
1. O perfeccionismo mata a criatividade e produtividade
Escrever é uma bagunça. Isto é verdade, quer se trate de romances, contos, memórias ou qualquer outra coisa.
Algumas pessoas são pensadores verdadeiramente lineares e precisam escrever a história em ordem cronológica. Se você for assim tudo bem. Mas, se você se encontra parado e não sabe o que acontece em seguida, tente outros métodos para avançar:
– Mude para a escrita livre em um caderno e entreviste um personagem para ver as informações que eles detêm.
– Abra um novo arquivo no seu computador e liste as possíveis soluções para o seu plot (1-2-3-4).
– Vá dar uma caminhada (ou qualquer atividade repetitiva) e encene uma conversa entre dois personagens em sua mente e veja o que eles revelam.
A autora de best-sellers Nora Roberts diz: “Você pode consertar qualquer coisa, menos uma página em branco.”
2. A dúvida é parte do Processo Criativo
Auto-dúvida, perfeccionismo, procrastinação … o que quer que o impede de escrever, são apenas palavras bonitas para medo.
Isto é normal.
O medo vai fazer qualquer coisa para pará-lo, fazer você começar o seu livro várias vezes, ou abandoná-lo completamente.
A boa notícia sobre o medo é que quanto mais você amar a sua história, mais emoções negativas você vai experimentar ao escrevê-lo. O medo é um medidor estranho, mas útil para mostrar-lhe o quão importante esta história é para você.
3. Você não compreende a sua história até que seja escrita
Não importa o quanto você planeje e imagine o seu trabalho de antemão, você não pode compreender os mistérios até que você colocar a caneta no papel(ou os dedos nas teclas).
É emocionante quando você descobre uma reviravolta, ou um segredo obscuro sobre seu personagem, ou encontrar o tema de seu livro.
E você? Qual armadilhas te atrapalham a escrever o primeiro rascunho?