O enredo é um dos pilares mais visíveis em um romance e um dos principais motivos pelos quais os leitores escolhem seus livros.
James Scott Bell em seu livro Write Great Fiction – Plot & Structure, após analisar centenas de enredos desenvolveu um conjunto de princípios que ele chamou de sistema LOCK, ou em português LOCN, que rege praticamente todos os romances clássicos e modernos.
L para Líder
Qualquer história precisa começar com um personagem Líder interessante. É ele que compele as pessoas a continuar a ler o livro. Os leitores não precisam simpatizar com ele, mas precisam se interessar pelo seu destino.
O para Objetivo
O personagem precisa ter um Objetivo, um desejo. O Objetivo é a força motriz da ficção que impede o Líder de simplesmente ficar parado. Ele pode querer algo ou querer fugir de algo.
Isso forma a “questão da história” – irá o Líder realizar seu objetivo? E você precisa fazer os leitores se preocuparem com a resposta dessa pergunta. Precisa ser algo importante.
C para Confronto
Oposição ao personagem é o que traz vida a história. Secretamente os leitores querem se preocupar, e você não pode privá-los disso. Coloque obstáculos no caminho do Líder, faça coisas acontecerem com ele.
N para Nocaute
Os leitores querem ver um nocaute no fim. Pode ser algo bem literal ou mais ambíguo, mas precisa ser um final poderoso. Um grande final é importante. Ele pode salvar ou afundar um livro.
Check Also
Estrutura de um conto
Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …