Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos escolhe. Pelo menos, é assim que parece às vezes.
Essas pessoas fascinantes ganham vida em nossos cérebros, às vezes aparentemente do nada, e eles nos convidam a segui-los pela toca do coelho para que possamos contar suas histórias.
Mas não vamos entregar o controle do processo. Afinal, às vezes o protagonista errado vai escolher você. Como você pode perceber quando isso acontece? E o que você deve fazer sobre isso?
Como dizer que você escolheu o protagonista errado
Para começar, vamos examinar esta ideia do protagonista “errado”. Como seria isso?
Para começar, tente o seguinte: tente imaginar seu atual trabalho com um dos seus personagens menores na liderança.
É só … não parece certo, não é?
Este sentimento de que há algo errado surge do simples fato de que você provavelmente não está tão interessado neste personagem menor, como está em seu protagonista. E isso é a essência do protagonista certo.
O protagonista certo vai ser:
– O personagem no qual você está mais interessado.
– A pessoa mais interessante na história (que, na verdade, não é sempre a mesma coisa que o anterior).
– O maior catalisador de conflito da trama.
– O coração do tema da história.
Se o seu personagem não cumprir todas essas funções, ele provavelmente não é o protagonista certo para a sua história.
A única razão que um personagem merecer ser seu protagonista
Se comprometer com um protagonista para o longo curso de uma história é como se casar. Quando alguém lhe pergunta: “Por que esse cara?” – Há sempre uma resposta.
Essa é a mesma pergunta que você deve se perguntar sobre o seu protagonista: Por que esse personagem?
Por que você tem que contar a história desse personagem? Por que você não poderia contar a história de um personagem menor interessante?
Como um exemplo do lado negativo desta questão, considere Ron Howard em No coração do Mar. Esse personagem específico não tinha nada pessoal para fazer nesta trama. Poderíamos mudar a todo o elenco para um outro conjunto de caracteres, e o enredo ainda teria corrido da mesma forma.
Em outras palavras, em resposta a Por que esses personagens?, o melhor que podemos fazer é dar de ombros. A pergunta não tem uma resposta, o que significa estes são os personagens errados na trama errada.
A única razão pela qual um personagem que merece ser escolhido como o seu protagonista é porque a história não pode existir sem ele. Mesmo se ele é um dos muitos presos no conflito, a sua história é tão essencial, tão poderosa, tão significativa, que ela merece ser escrita.
É assim que você escolhe um protagonista tão dinâmico ele praticamente escreve a trama para você.
Eu também acho que deveria falar um pouco do personagem central, que por vezes divide algumas dessas coisas com o protagonista. Há alguns poréns da importância de um protagonista e conheço várias obras onde ele não é o personagem mais interessante, mas funciona como alguém que nos leva para a história. Temos como exemplo clássico novelas com ênfase em vilões, Star Wars ( Darth Vader), Harry Potter(onde qualquer um é mais interessante que ele depois do segundo livro), Once Upon a Time ( pela força da personagem central) e vários filmes de super-heróis, com protagonista mais fracos que vilões, quase sempre privilegiados pelos autores.
Claro que o protagonista deve ser bom e profundo, mas ser o personagem mais interessante é algo um pouco controverso em algumas partes da história e sua estrutura.