Stephen King disse uma vez: “Se você quer ser um escritor, você deve fazer duas coisas antes de todas as outras: ler muito e escrever muito.”
É óbvio que se deve escrever, a fim de ser um escritor. Mas muitos escritores renunciam a leitura, especialmente na era moderna do entretenimento eletrônico onde os jogos, filmes e programas de TV estão tão facilmente disponíveis.
Eu acho que quando eu fico muito tempo sem ler, a minha escrita sofre. Principalmente, eu me torno menos motivada, mas outra coisa acontece: a minha mente pára de pensar em palavras; em vez disso, ele começa a pensar em imagens.
Em sua citação, King fala sobre ser um escritor. Mas e se você não for um escritor ainda? E se você é um escritor, mas você ainda está aprendendo o ofício? E se você está procurando maneiras de desenvolver habilidades de escrita? Ler e escrever ainda estão topo da lista de atividades que você deveria estar fazendo?
Eu diria que sim, mas com uma ressalva: a leitura e a escrita devem partilhar os primeiros lugares da sua lista de prioridades junto com o estudo da habilidade e obter feedback sobre o seu trabalho.
Muitos escritores acham que a melhor maneira de se destacar na escrita é não fazer nada mais do que escrever. A prática leva a perfeição, certo? Bem, sim e não. Praticar certamente ajuda, mas que bem há em praticar se isso acontece em um vácuo? A leitura e a escrita são fundamentais para qualquer escritor, mas não vamos esquecer que o estudo e o retorno também são essenciais.
Leitura
Se há uma coisa que posso dizer sobre um escritor a partir de um pedaço do texto, é se o escritor lê ou não. Se o escritor não ler, a prosa vai ser um pouco estranha, e vai soar como se alguém tivesse transcrito a fala natural (isto não funciona por escrito). A história muitas vezes parece que foi retirada de um filme de sucesso e empurrada para o papel. Muito regras básicas da gramática, ortografia e pontuação não são observados. É apenas óbvio. Se você é um bom leitor ou se você não lê regularmente,isso vai aparecer no seu trabalho.
Escrita
É quase desnecessário dizer que o ato de escrever é necessário para o desenvolvimento de habilidades de escrita. Mas você pode se surpreender com a forma como muitas pessoas pensam que, sem qualquer prática, eles podem sentar-se e fazer aparecer um texto decente. Eu acredito que este equívoco vem do fato de que todos nós sabemos como escrever no sentido técnico – nós sabemos como digitar ou escrever letras, frases e parágrafos. Portanto, todos nós somos escritores. Mas isso é um equívoco grave. Escrever é muito mais do que amarrar letras e palavras juntos.
Estudo
Eu já indiquei que todos os escritores devem ler e escrever, mas os escritores que ainda estão desenvolvendo suas habilidades precisam estudar o ofício. Não só precisamos estudar a mecânica, como gramática, sintaxe, contexto, a construção geral da prosa abrangente e convincente – também precisamos estudar a nossa forma (ficção, não-ficção, poesia) e gênero (literário, ficção científica, romance, etc). De workshops de escrita a livros de referência, há uma fonte inesgotável de recursos que nós, escritores, podemos usar para desenvolver nossa habilidade de escrita.
Obter feedback
Este é difícil para muitos escritores novatos. Muitas pessoas têm uma ligação emocional com sua escrita e veem-na como uma extensão de si mesmos. Uma crítica ao texto é uma crítica ao escritor. Mas isto não é verdade. Você não é a sua escrita. É maravilhoso quando os leitores desfrutar de nosso trabalho, mas uma litania de elogios não vai melhorar nossas habilidades (e, em alguns casos, pode impedir o desenvolvimento de nossas habilidades). Olhe para as pessoas que lhe dão críticas construtivas e objetivas que ajudam a fortalecer a sua escrita, e valorize o seu feedback, porque nada mais vai fazer a sua escrita melhor, mais rápido ou mais fácil do que uma crítica bem trabalhada que você, em seguida, aplica a seu trabalho.
A maioria de nós vai experimentar muito desenvolvimento nas habilidades antes de estarmos prontos para escrever profissionalmente. Ao utilizar estas quatro práticas de leitura, escrita, estudo e feedback sobre o nosso trabalho como os pilares da nossa prática, podemos desenvolver habilidades fortes que estarão conosco por toda a extensão de nossas carreiras.
Mas mesmo depois que nós começamos a escrever para publicação e poder chamarmo-nos escritores que trabalham ou autores publicados, devemos manter a nossa habilidade fresca e afiada, e continuar regularmente engajado no desenvolvimento da escrita. É quando a leitura e a escrita se tornam nossas atividades mais importantes que podemos diminuir o estudo e o feedback, mas não devemos renunciar-los completamente.
Você pensa muito em como desenvolver habilidades de escrita? Que ferramentas, práticas e métodos são mais úteis em seu desenvolvimento como um escritor?
Amei seu texto Carolina. Eu quero seguir nesta jornada e me tornar uma escritora. Vou seguir suas dicas. Obrigada
Não quero me tornar escritora, mas preciso treinar muito minha habilidade na escrita. amei a dica
Gostei das ideias impostas, bem elaborado, cheio de fedbeckes, eu sou bastante ansiosa, a leitura me acalma, quando e um texto ou um livro que me trás ideias inovadoras eu parte para o contexto filosófico qual eu me interesso muito, eu me prendo então tenho um entendimento mais claro.
Muito bom!!