Home / Ficção / Criação de Personagem – Pirâmide de Maslow

Criação de Personagem – Pirâmide de Maslow

As necessidades de um personagem são importantes para várias coisas, entre elas para suas decisões morais – que veremos no próximo post. Para isso vamos recorrer a famosa Pirâmide de Maslow. Maslow classifica as necessidades humanas em níveis, e acredita que se uma pessoa estiver com necessidades de nível básico, não conseguirá se concentrar nos níveis mais altos.
Assim, a hierarquia começa com as necessidade fisiológicas, como respiração, comida, água, dormir. Se uma dessas necessidades está em falta, a pessoa dificilmente pensará em coisas como fazer do mundo um lugar melhor, mas se focará em suprir essa necessidade. Um bom exemplo literário disso é em Jogos Vorazes, quando a personagem está na arena e não consegue se preocupar com outra coisa senão com como conseguir água. Em uma crise onde falte o básico para sobrevivência a maioria das pessoas não vai se preocupar com leis. Elas farão o que for necessário para sobreviver.
Quando o personagem conseguir suprir essas necessidades ele vai começar a se preocupar com segurança, incluindo a segurança do seu corpo, mas também financeira, familiar. Nesse nível as pessoas já começam a se preocupar com moral.
O próximo nível é a necessidade de ser amado, incluindo amizade, família, intimidade sexual. Nesse nível o personagem tenta construir laços familiares e com a comunidade. Crianças pequenas podem ter essa necessidade ainda mais forte que adultos, colocando-a ainda mais baixo na pirâmide.
Estima, o próximo nível, acontece quando o personagem está confiante e sente realização na vida. Nesse nível o personagem já está preparado para oferecer suporte para outros personagens, porque ele está seguro consigo mesmo.
Auto-realização é o nível mais alto que uma pessoa pode atingir. Supostamente, poucas pessoas atingem esse nível por muito tempo. É comum atingirmos esse nível temporariamente e depois voltar atrás, circulando entre vários níveis. Atingir esse nível depende das aspirações pessoais de cada um.
Tanto nossos heróis quanto os vilões tem essas necessidades. Tente ter sempre em mente como a privação de alguma delas pode influenciar no comportamento deles e vocês terá personagens mais realistas.

piramide de maslow
piramide de maslow

Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Estrutura de um conto

Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …

2 Comentários

  1. Avatar

    Obrigado pelo artigo Carolina.

    Gostei muito da analogia à pirâmide de Maslow.

    Gostamos tanto que fizemos um artigo também: https://www.gradusct.com.br/2018/12/28/maslow/

    Obrigado, Marcello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *