Já falamos sobre o uma das funções do primeiro ato do seu romance – fisgar o leitor, agora vamos para outra que também é essencial: criar um laço entre os seus personagens e o leitor.
Segundo James Scott Bell há quatro formas para aumentar o laço emocional entre seu leitor e seu personagem: identificação, simpatia, carisma e conflito interior.
Identificação
Uma vez que é o protagonista quem providencia acesso ao enredo, quanto mais o leitor se identificar com ele maior será a intensidade da sua experiência com o enredo.
Identificação significa simplesmente que o protagonista é como nós. Sentimos que se estivéssemos na mesma posição que ele poderíamos fazer as mesmas coisas.
Tente fazer o personagem parecer uma pessoa real. Alguém a procura de seu lugar no mundo, com seus medos e defeitos.
Imagine por exemplo Indiana Jones. O medo que ele sente de cobras é uma das coisas que o transforma em um personagem com quem podemos nos identificar, e é um pequeno detalhe do qual quase todos lembramos.
Simpatia
Ao contrário de mera empatia, simpatia leva o leitor a investir emoções em relação ao personagem. Ele não apenas entende o personagem, ele torce por ele. Há quatro caminhos simples de gerar simpatia. Use-os tomando cuidado para não exagerar.
Perigo. Coloque o herói em um perigo terrível e eminente e você conseguirá a simpatia das pessoas. Pode ser um perigo físico ou emocional.
Dificuldades. Se o herói enfrentar infortúnios que não são culpa dele você também gera simpatia. Pode ser pobreza, falta de educação formal, alguma deficiência. Porém é importante não permitir que ele fique se lamentando disso. Ele pode até ter alguns momentos de fraqueza, mas precisa se reerguer rápido e continuar lutando.
Oprimido. Também chamado de Underdog, é o personagem que a primeira vista pode parecer o perdedor. As pessoas adoram torcer pelo lado mais fraco. Veja o exemplo do Daniel Larusso em Karate Kid.
Vulnerabilidade. As pessoas se preocupam com o herói que pode ser esmagado a qualquer hora. Ele pode ser inocente com relação ao mundo, ou a situação em que se encontra, ou apenas mais fraco.
Carisma
Um protagonista carismático é aquele que faz coisas das quais as pessoas gostam. Eles podem ser graciosos ao conversar, solidários, engajados, o tipo de pessoas de quem todos gostam de estar por perto. As pessoas também costumam gostar de personagens que não se levem muito a sério.
Porém, vale notar que as pessoas que tentam demais ser legais podem acabar tendo efeito oposto.
Você também pode criar um protagonista antipático, mas precisará dar a ele outra qualidades para compensar. Um bom exemplo é dar a eles poder – veja Michael Corleone.
Conflitos internos
Personagens que tem total certeza do que fazem, sem nunca sentir medo, são chatos. As pessoas querem personagens que tenham dúvidas, como elas.
O conflito mais comum é entre o medo de fazer algo e o dever, ou honra do outro. Porém você pode acrescentar vários outros.
Tags enredo personagens romance
Check Also
Estrutura de um conto
Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …