Já falamos anteriormente sobre os 5 pilares da ficção, agora vamos nos aprofundar em cada um deles. O primeiros deles é o cenário, ou o mundo onde sua história acontece.
Como escritor, você tem completo controle sobre o seu mundo, mas lembre-se sempre que ele precisa seguir uma lógica interna.
Todo cenário possui 3 componentes essenciais para a história:
– O mundo natural
Inclui todo o ambiente físico: geografia, clima. Seu objetivo é criar um mundo que seja inteiramente vivo na cabeça do seu leitor. Isso se chama criar um senso de lugar.
Os leitores de hoje, diferentemente dos leitores do século 19, não gostam de longas descrições estáticas, que pareçam pinturas. Eles querem que o seu livro seja mais como um filme, onde o cenário é desvendado durante a ação dos personagens.
Quando fizer uma descrição para seus leitores tenha certeza de que ela sirva para:
* dar ao seu leitor uma experiência emocional poderosa
* manter a história em movimento integrando a descrição com ações, diálogos, monólogos interiores e emoções interiores
Se não houver nenhuma razão na história para descrever alguma coisa, não o faça. Se tiver, o ideal é descrever pelos olhos dos personagens.
– Os grupos culturais
Cada personagem vem de uma comunidade com a qual divide uma história, um idioma, ciência, tecnologia, religião, mitologia.
Se sua história se passar em uma cidade pequena você pode ter um único grupo cultural, enquanto que se você criar um planeta pode precisar de dezenas de grupos. Mas lembre-se, só gaste tempo descrevendo esses grupos se eles forem significativos para os seus personagens.
Uma forma interessante de explicar a cultura local é usando diálogos. Mas para isso você precisa de um personagem de fora ou de uma criança, que possa fazer perguntas de forma plausível. Pessoas não costumam conversar sobre situações que já são do conhecimento de todos.
Se precisar usar sumário narrativo, mantenha-o curto e interessante.
– O pano de fundo para os conflitos
Geralmente sua história começa quando algo muda. Algo acontece que tira seus personagens da vida normal deles. Para criar esse pano de fundo você precisa definir 2 coisas:
* como as coisas são no momento
* um ponto fraco que faz as coisas mudarem
Pode ser uma mudança social (inicio de uma guerra, fim de uma guerra, algum ponto de virada em uma guerra, alguma mudança política no ar, algum desastre natural ameaçando a comunidade), ou pessoal (seu personagem decide mudar sua vida para melhor, ou perseguir algum objetivo, ou pode ser ameaçado por alguma mudança para pior).
Esse pano de fundo precisa ter algumas características: o leitor precisa saber qual seria o sucesso do personagem; precisa saber que esse sucesso é realizável; e precisa ser difícil.
Fazendo pesquisa para o seu cenário
Você pode escolher usar experiência pessoais, questionar outras pessoas, pesquisar em livros, na internet. É importante porém saber o máximo para criar um cenário harmonioso, seja ele fictício ou o nosso mundo real.
Algumas coisas que você precisa saber para qualquer tipo de cenário:
– Geografia
– Clima
– Grupos sociais
– História
– Idioma
– Cultura
– Ciência e tecnologia
– Religião e mitologia
Lembre porém que você nunca saberá tudo que precisa. Uma hora você precisa parar a pesquisa e começar a escrever.
Em geral os gêneros que exigem mais pesquisa ou criação são os romances históricos, ficção científica, fantasia, thrillers militares com alta tecnologia e thrillers legais.
E lembre-se sempre de resistir a tentação de contar para o leitor tudo que você criou/pesquisou.
Check Also
Estrutura de um conto
Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …
O blog tá muito legal, meus parabéns! Dá pra perceber que você entende do que está falando. Pretendo acompanhar!
Obrigada!!
Blog incrível, parabéns!
Me senti descrita em sua biografia!