O livro Writing Fiction for Dummies classifica 3 níveis em que você precisa revisar seu romance, com relação ao enredo: sua storyline, a estrutura de três atos e sua lista de cenas. Vamos discutir cada uma com mais detalhes.
Storyline
Storyline é um resumo do seu livro em uma única frase, de preferência com no máximo 25 palavras. Sua função é mostrar a direção do romance, o assunto. Ela será a primeira apresentação que você fará do seu livro.
Algumas regras gerais para a storyline ficar bem enxuta é que ela
– não deve mencionar mais de três personagens;
– não deve seguir mais de uma linha de enredo;
– os personagens não precisam ser citados pelo nome (a menos que sejam personagens históricos famosos).
Após terminar seu romance verifique se ele está de acordo com a storyline, e se você tiver fugido do planejado refaça-a.
Alguns exemplos de storylines:
Senhor dos Anéis: Um hobbit descobre que destruir seu anel mágico é a chave para salvar a Terra Média do Senhor das Trevas.
O Poderoso Chefão: Quando um chefe da Máfia é baleado na rua, seu filho mais jovem deixa a faculdade para vingá-lo.
Orgulho e Preconceito: Uma jovem inglesa de uma família peculiar é desejada por um jovem rico e arrogante.
A estrutura de 3 atos já foi discutida no post “Estrutura de três atos”
Na hora da revisão existem alguns pontos que você deve procurar nela:
– Quais são os seus 3 desastres? (Um deve fazer o personagem adentrar a história, o outro muda a direção da história, e o terceiro força o confronto final.)
– Os 3 atos estão com comprimento balanceado? O 1o geralmente cobre o primeiro quarto do livro, o 2o preenche metade, e o 3o o último quarto, porém isso não é um padrão fixo, apenas uma recomendação. Se você tiver um universo onde muita coisa precisa ser explicada para situar o leitor, seu primeiro ato pode ser maior. Por outro lado, se tiver muitos subenredos paralelos para amarrar no final, você pode precisar de um terceiro ato maior.
– Cheque seu início. Diminua ao máximo os sumários narrativos e as apresentações antes da história começar. Verifique se os personagens importantes foram introduzidos tão cedo quanto possível e todos tem algum tipo de objetivo (mesmo que ainda não seja seu objetivo final).
– Verifique seu primeiro desastre. Ele realmente força o personagem a entrar em ação e abandonar sua vida anterior? Quais os riscos e recompensas envolvidos?
– Verifique o segundo desastre. Ele é grande o bastante para mudar a direção da história? Ele é surpreendente e, ao mesmo tempo, plausível?
– Verifique o terceiro desastre. Ele é inesperado e plausível? É a pior coisa que aconteceu com o personagem até agora, ou você pode fazer algo pior? Ele força o protagonista a uma situação de tudo ou nada?
– Cheque o final. O confronto final tem bastante tensão? O final da sua história está de acordo com o gênero? Ele se encaixa na história?
Lista de Cenas
Independente de você planejar todo seu romance antes de começar a escrevê-lo ou de você começar a escrever primeiro para ver depois para onde vai, em algum momento é aconselhável a criação de uma lista de cenas. Nela você lista todas as cenas do seu romance com um pequeno resumo de cada uma.
A lista de cenas é uma ferramente importante para a revisão do seu romance – ou mesmo para o primeiro rascunho.
Se você ainda não começou seu romance e quiser planejar tudo antes, faça a lista a partir da ideia geral que você tem e vá organizando as cenas antes de começar a escrever.
Se você já terminou a história, é só relê-la e listar cada cena que você escreveu.
Alguns escritores gostam de fazer cartões para cada cena. Outros preferem usar uma planilha no computador. O importante é usar o jeito mais fácil para você visualizar.
Além do resumo de cada cena existem algumas informações que podem ser importantes.
– “Personagem POV da cena” – você pode inclusive fazer isso com um esquema de cores.
– Data e horário em que a cena se passa.
Depois de revisar a estrutura de 3 atos é hora de ver a lista de cena e checar se elas trabalham bem juntas. Algumas verificações importantes para se fazer:
– Se você estiver usando mais de um personagem POV, você acha que a quantidade de cenas de cada um é adequada?
– As cenas seguem uma ordem lógica e natural?
– A intensidade emocional das cenas varia?
– Você plantou pistas ao longo das cenas para fazer os desastres plausíveis? O ideal é que surpreendam o leitor, mas que ao fazê-lo ele deve sentir que as pistas estavam lá o tempo todo.
Anote tudo que você acha que precisa ser melhorado. Deixe seu primeiro rascunho salvo em um arquivo a parte antes de começar a editar.